A atividade de premiação à patrulha Leão, vencedora do último semestre teve início às 9h40, com saída da sede do grupo, rumo à FLONA de Ipanema. A patrulha não foi completa, pois um dos elementos não compareceu, e partimos após aguardá-lo por meia hora.
Chegando à fazenda fizemos uma atividade que exigia atenção, concentração e sem dúvida, óculos de grau para os que precisassem. Tentamos uma atividade feita por Baden Powell em seu primeiro acampamento, em Brownsea, onde os elementos tentariam redesenhar uma imagem que o chefe segurava a 100m de distância. Quem desenhasse corretamente na maior distância, venceria o jogo e ganhava um chocolate como prêmio. Infelizmente a atividade não teve tanto sucesso, apesar de bem feita.
Dois elementos não se interessaram pelo chocolate e por ser algo com pouco movimento, desistiram da prova. Os dois que permaneceram tiveram empate no desenho, mas um deles conseguiu numa distância maior, vencendo o jogo e conseguindo o chocolate. Sua patrulha cercou-o após abrir o chocolate, esperando uma quantia, mas o mesmo foi orientado a distribuir somente o quanto quisesse, pois a vitória foi individual, neste caso. E percebemos nitidamente que um dos desistentes (o monitor) aguardava uma parte do chocolate do companheiro. O vencedor distribuiu partes pequenas do seu prêmio, como esperado.
Logo em seguida seguimos de carro rumo ao morro Araçoiaba, para fazer uma trilha. Todas as informações que os chefes se prepararam para passar aos escoteiros, foram ditas pelo guia, muito bem qualificado por sinal. Algumas das informações que precisavam ser dadas eram: rastros de animais e pessoas, aguçar percepção auditiva na mata, atenção a tudo, orientação no meio da floresta, andar em silêncio, plantas comestíveis e não comestíveis, tipo de relevo, tipo de mata, água própria e imprópria para beber e todas essas informações foram naturalmente ditas pelo guia, sem que precisássemos colaborar.
Sobre a integração que já era esperada, ocorreu perfeitamente, principalmente quando a patrulha entrou na cachoeira e se divertiram juntos, já demonstrando relações de irmandade. Essa situação na cachoeira foi cuidadosamente observada, pois já imaginávamos que nos traria boas respostas. De fato foi o momento mais importante da trilha.
Ao final, fizemos um lanche como almoço, já na sede da fazenda novamente e em seguida fizemos um "aquavolei", onde puderam se divertir e refrescar com as bexigas com água. Após o jogo fizemos o famoso "pente fino", um procedimento típico de atividade escoteira, que foi bem feito pelos escoteiros, já que estavam empolgados com a situação divertida.
Fizemos também uma trilha histórica, que foi mais valiosa para que eles se divertissem um pouco mais, já que a informação passada foi muito pouco assimilada. Nesse percurso, aproveitamos para cobrar respeito ao monitor e adequação da patrulha à hierarquia que existe no escotismo e corresponderam muito bem a isso, já que passaram a andar juntos o tempo todo e respeitaram os comandos do monito.
A atividade encerrou com a ida à sorveteria, que era de fato o maior prêmio.
Nenhum comentário:
Postar um comentário