sábado, 20 de fevereiro de 2010

Atividade de 20/02/2010

Iniciando pontualmente às 9h30 da manhã do sábado o hasteamento não contou com nenhuma introdução à atividade do dia.

Após o hasteamento fizemos um jogo para desenvolver desinibição e o físico, fazendo uma "corrida da jujuba" onde cada patrulha precisava trazer de uma distância de 20m o máximo possível de jujubas que estariam em uma bacia com água e em outra bacia com farinha, pegando-as somente com a boca.

Foi um sucesso, pois TODOS reagiram da forma como esperávamos: rindo da situação, rindo um do outro e interessados em saber quem venceu, independente de pontuação. O mais importante foi perceber que os mais inibidos não receberam de forma negativa os risos sobre seu rosto sujo de farinha, pois todos estavam da mesma forma, e a situação de integração foi saudável.

Em seguida fizemos duas atividades em paralelo, onde os monitores receberam uma instrução sobre a história do escotismo e suas patrulhas receberam instrução sobre construção improvisada de maca para transporte de vítimas. Os monitores fizeram as anotações sobre o que foi ensinado e tiveram a missão de contar, logo em seguida, a mesma história para suas patrulhas, e foi feito, com algumas dificuldades, pois os monitores tiveram sua PRIMEIRA chance, com esta atividade, de passar uma informação complexa às suas patrulhas.

Para concluir a parte de instrução, fizemos uma reunião com a tropa inteira, para conversar sobre o código de honra do escotismo: as leis (4 delas) e a promessa.

A última atividade foi uma corrida de maca, onde cada patrulha deveria carregar seu monitor na maca por um percurso de 20m com 7 obstáculos, sem colocar a maca no chão. Os obstáculos eram perguntas relacionadas ao que foi ensinado a pouco, pelo monitor e pelo chefe. Conforme as perguntas eram respondidas corretamente, a patrulha poderia avançar. Considerando que o monitor era o membro que mais saberia as respostas, ele não poderia ajudar, tendo que ficar o tempo todo deitado na maca, carregando um copo com água, que deveria ser mantido até o final do percurso.

Apesar de não parecer, os objetivos intrínsecos nessa atividade não eram de fazer uma avaliação do quanto teriam entendido ou decorado sobre o que foi dito, mas sim desenvolver a parte física, comunicação, cooperação/trabalho em equipe, confiança, superação de limites e respeito, da seguinte forma:

  • Física = carregar, em conjunto, por cerca de 20m (7 a 10 minutos) um escoteiro em maca
  • Comunicação = precisavam se comunicar para lembrarem das respostas
  • Trabalho em equipe = conforme um se cansava de carregar um lado da maca, eles trocavam
  • Confiança = o monitor precisava confiar em sua patrulha, tanto para vencerem o jogo quanto para ser carregado
  • Superação de limites = quebra de paradigmas "eu não vou conseguir", mas quem disse isso conseguiu, com a ajuda dos outros.
  • Respeito = respeito ao monitor e aos companheiros.
A atividade foi bastante acirrada, pois o nível de conhecimento e memorização estavam semelhantes.
No arriamento aproveitamos para falar algumas informações que não foram ditas no início, como o acampamento, a promessa e outros detalhes.

Entregamos à patrulha vencedora a MAIOR PONTUAÇÃO já oferecida por um jogo = 10 pontos, pelo valor da atividade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário