sexta-feira, 23 de abril de 2010

Visita ao G.E. Indaiá - Escoteiros

Com 9 crianças pra p0r em ordem e sem lugar pra ir atras na Kombi, eu ficou a cargo da Sênior ajudar no controle da bagunça. Eles ajudaram muito bêm e com um respeito bem paternal aos demais. Responderam muitissimo bem ao chamado à responsabilidade.

Na chegada lá foi um choque cultural imênso. Ao pisar no GE Indaiá com os três apitos para formação ao mastro os escoteiros se apavoraram.

Beberem água, revisaram o grito e se prepararam. Estavam muito nervosos.

A divergência de idades dos nossos (sendo maioria escoteiros novos ou o que seria lobos em trilha) com uma tropa enorme e com muitos rotas-seniores também não colaborou.

Após debandar, na chamada pro primeiro jogo foi feito patrulhas mistas entre todas patrulhas presentes. Durante a primeira hora de atividade havia tensão entre os mais tímidos do Delta, o início da atividade foi fazer grito e banderola das patrulhas mistas criadas. O jogo de bases
seguinte tinha muito de cultura escoteira, como músicas, nós e amarras "comuns", e isso dificultou para os Deltas pois o que é básico em qualquer Grupo Escoteiro a gente está engatinhando ainda.

Nas bases mais físicas (como a de cortar lenha) ou ao ter sucesso em fazer um nó novo eles ganhavam mais auto-confiança. Ao quebra-gelo do final todos se interagiam.

Tudo ocorreu muito bem. Era natural todo esse processo de se habituar com a overdose de escotismo que tiveram lá. Lobinhos correndo, seniores rolando na grama, pioneiros, escoteiros pronto-atendendo a apitos, escotistas em todos cantos...

No momento, se ja havia, acentuou, o desejo de varios de fazer a promessa e de terem uniforme. O que é ótimo! Saíram de la confiantes.

Ressalto a Julia como interessada-maior em saber quando teremos novo acampamento, quando haverá outra promessa, etc.

Precisamos também dar uma nova temporada de tecnicas e cultura escoteira, pois agora viram que não é só entretenimento, faz perte e é "usado" em qualquer lugar que forem.

É hora do Grupo crescer!

Nenhum comentário:

Postar um comentário