segunda-feira, 12 de abril de 2010

Atividade de 10/04/2010

Devido ao curso de chefes e compromissos assumidos anteriormente os chefes não puderam comparecer e conforme previsto na última reunião de chefia, foi elaborado a atividade com "chefe convidado". Durante a semana trabalhei com os chefes convidados, orientando sobre as particularidades do Grupo, sobre o que estamos buscando das crianças e sobre o que já foi feito.
Foi muito gratificante esse trabalho de orientação pois o chefe Daniel recebia orientações como: "um jogo que falasse sobre a promessa" e ele ia dando várias sugestões até chegarmos numa que encaixasse com nossa proposta. Seguimos esta linha até a atividade estar completa.
Toda programação veio do Chefe Daniel, assim no sábado ficou a cargo dele a liderança.

Apesar de apenas terem participado o Vinícius, Vitor e Fabinho a atividade foi muito boa, mais uma vez tivemos alguns problemas pela falta de postura na saudação a bandeira e má vontade em fazer o protocolo de hasteamento, porém acredito que com um reforço sobre os protocolos isso se resolva.
O quebra-gelo mostrou-se bem eficiente e divertido. Com a participação dos chefes para dar "volume" a brincadeira, as crianças se divertiram bastante com o jogo do ornitorrinco que nada mais era que um "pega-pega" onde ficar numa posição desconfortavel garantia imunidade. Como haviam apenas 6 pessoas pra pegar, o jogo foi rapido, mas em 10 minutos jogamos 3 ou 4 rodadas.
Logo na seqüencia foi entregue as revistas e 5 leis escoteiras para que encontrassem uma foto que "batesse" com a lei. Todos se mostraram empolgados, muito participativos e interessados na promessa.
No adestramento (não sei se usa-se essa palavra ainda) de técnicas de escalada apesar do medo da altura todos vibraram bastante e se esforçaram para fazer. Foi ensinado a fazer a cadeirinha de bombeiro e o nó prussik para subida em corda, mas a ênfase foi na técnica de subida e confiança no nó do chefe e não em ensinar a fazer os nós.
Os jogos de quebra-gelo e das leis ocuparam 1 hora e ficaram por conta do Chefe Daniel enquanto a segunda hora ficou a cargo do Chefe Guilherme. Preferimos sacrificar a segunda parte da programação do Chefe Daniel em detrimento ao interesse que as cordas geraram, o que se mostrou muito correto.

Apesar de terem subido na corda um de cada vez, sempre todos ficavam atentos as orientações do chefe e não houve dispersão em momento algum.

Ao final o Chefe Daniel conduziu o arriamento, antes orientado novamente a respeito da postura. Foi entregue o distintivo do acampamento aos três e explicado onde colocar.

O grande número de faltas deu-se por conta do ensaio para o desfile que acontecerá no dia 28, e que esse conflito não se repetirá porque os ensaios agora serão de manhã.

As fotos desta atividade estão aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário