sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Programação de 12/12/2009

Esta atividade terá como objetivo fortalecer o espírito de patrulha por meio de revezamento da monitoria e explicação sobre a reunião de patrulha.

Para ver a programação completa, basta clicar aqui.

segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Atividade de 28/11/2009

Enquanto os Chefes Marcelo e Anivaldo se reuniam com os pais deu-se início às atividades.
Por conta do tempo ameaçando chover algumas adaptações foram necessárias, mas sem prejuízo ao objetivo final de passar um pouco da "cultura escoteira".

Pela falta da Cinthia, a Jaqueline foi colocada temporariamente na patrulha Pantera e com isso a Lobo foi temporariamente fechada.

As atividades correram conforme planejado, com os escoteiros prestando bastante atenção no que lhes foi passado. Isso refletiu no quiz que mesmo os com maiores dificuldades se mostraram conhecedores das informações a respeito do sinal escoteiro, distintivo e história de B.P..

Ao final foi dado como vencedor do trimestre a Patrulha Leão por uma diferença ínfima de pontos. Como prêmio, visitarão o Grupo Escoteiro Indaiá onde participarão de uma atividade conjunta e na sequência terão direito a uma rodada numa sorveteria.

Todos receberam o Bravo da patrulha Pantera no encerramento da reunião.

A reunião com os pais se mostrou muito produtiva pois tivemos uma visão melhor da evolução das crianças vista pelo olhar dos pais que passaram o feedback de tudo que acontece e como as crianças mudaram.

Conhecemos também os anseios de algumas, os sonhos e futuramente iremos utilizar essas informações no desenvolvimento da programação.

Veja as fotos da atividade.

quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Programação de 28/11/2009

Após a reunião com os monitores alguns pontos sobre o relacionamento chefia-monitor-patrulha ficaram melhores definidos, desta forma a próxima atividade que encerra o ciclo de pontuação e definirá a patrulha vencedora será um quiz sobre o Movimento Escoteiro.

Para conhecer a programação completa, clique aqui.

quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Tropeços

O maior problema de você conseguir elevar o nível é mante-lo depois.
Por causa da conversa com as crianças na última reunião e do momento de explicação das leis, esta atividade evidenciou-se a falta de um momento intimista onde os escoteiros interagissem diretamente com a chefia sobre um determinado assunto;

A atividade de bases mostrou-se agil, cheia de jogos diferentes explorando o lado agitado das crianças. Serviu mais como um exercicio lúdico de trabalho em equipe que qualquer outra coisa.

Os escoteiros responderam bem, estão conseguindo pensar "em patrulha", mas dado o resultado da atividade passada, ficou a sensação que mesmo com o sucesso dentro do esperado, alguma coisa faltou.

quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Programação de 14/11/2009

Esta programação mais ágil pretende apresentar aos Escoteiros bases com tempo pré estabelecidos, forçando assim a chefia a se concentrar no tempo e as patrulhas a trabalharem com objetivos definidos e prazos para cumprir.

Clique aqui para conhecer a programação.

sábado, 31 de outubro de 2009

Espírito de Patrulha

Sinais de pista sempre dão certo!
Essa regra de ouro que qualquer chefe escoteiro assina embaixo foi o trunfo da semana para aproximar ainda mais os elementos da patrulha e fazer com que pensem em conjunto.

Como explicado no post anterior apenas alguns sinais seriam apresentados para que o jogo ficasse interessante e a complexidade desse espaço para a agilidade.

Muitas crianças retornaram e quase que estamos precisando montar uma quarta patrulha por conta disso, mas desta vez apostamos no protocolo escoteiro e quase o cumprimos por inteiro.

A reunião começou com pãezinhos feitos pela Chefe Tati para as crianças que chegam de longe e sem café da manhã, todos comeram a vontade enquanto a chefia providenciava a bandeira e o percurso com sinais.

Iniciada a atividade, os chefes hastearam a bandeira para que perguntas fossem feitas, provocando a curiosidade explicaram rapidamente sobre a promessa, sobre o sinal escoteiro e que eles só teriam esse direito após sua promessa.

Após o hasteamento, a apresentação do uniforme e do traje escoteiro, os sinais manuais foram testados e a evolução foi nítida. Na sequência o jogo do piloto-cego foi executado buscando a união da patrulha e a confiança no monitor.

Desta vez aprendemos que a grande dificuldade de saber qual é a esquerda e a direita se resolve com uma simples marca na mão, com todo com uma pinta na mão direita todos os jogos deram certo.

Logo em seguida os monitores receberam seus bastões e foi explicado a importância deles, e que assim que eles se tornassem uma patrulha escoteira de verdade, uma bandeirola com seu símbolo estaria no bastão representando a patrulha com toda honra e direito.

E após a apresentação dos 5 sinais de pista deu-se início o jogo com cada patrulha sendo acompanhada por um chefe. Durante a trilha mais um jogo com cartas foi executado buscando a interação de todos para conseguir atingir o objetivo. Desta vez o envolvimento foi total, inclusive dos que estavam tendo o primeiro contato com o movimento naquele momento.

O final da trilha encerrava com um objeto oculto que era a bandeirola. Todos ficaram muito felizes por encontrar e ornamentar seus bastões.

Aproveitando o sentimento de união que se originou na vitória pela bandeirola, o Chefe Chico explicou a promessa e as lei escoteira numa maneira bem didática, procurando falar numa maneira que poderia ser entendida por todos e dando espaço para todos exemplificarem.

Ao final, foi entregue as contas com os pontos e antes do arriamento pela chefia cada um recebeu uma ficha de inscrição com informações para contato.

Veja as fotos desta atividade.

domingo, 25 de outubro de 2009

Programação para 31/10/2009

Fechada a programação para a atividade de 31/10/2009.

Nesta reunião continuaremos com o processo de união dos escoteiros e identificação com sua patrulha; para isso usaremos de jogos que buscam um trabalho em equipe culminando com a entrega do bastão explicando a importância e bandeirola da patrulha.

Iniciaremos também o processo de civismo com o hasteamento da bandeira pelos chefes e como técnica escoteira ensinaremos os sinais de pista mais usados.

sábado, 24 de outubro de 2009

quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Tudo em dia!

Recebido hoje a autorização por escrito da UEB-SP.
Aproveitando a ocasião, está disponível o P.O.R 2009.

Aconselho todos a lerem principalmente a seção que diz respeito a Tropa escoteira e também aos Membros adultos. Em tempo: Adorei saber que aquele distintivo horrível escrito Monitor e SubMonitor é opcional!

domingo, 18 de outubro de 2009

A 2ª Atividade

Confesso que estava muito apreensivo a respeito dessa atividade. Na programação final havia mais de uma hora para a criação do grito de patrulha e tanto eu quanto o Chefe Luiz tínhamos certeza que isso não iria dar certo.

O bom de se estar em ambiente escoteiro é que por mais que nossas idéias sejam diferentes, por mais que não concordemos, prometemos antes de qualquer coisa que defenderíamos sempre o melhor para as crianças, sem egos, sem lutas por poder, apenas pontos de vista a serem respeitados.

Nesta segunda atividade já sentimos isso.
Meu receio era que mesmo após uma hora para pensarem num grito, as crianças não conseguíssem e acabassem mais frustradas e com baixa alto-estima, mas o Chefe Chico acreditava que valia o risco, pois se desse certo seria uma vitória que eles jamais esqueceriam e foi enfático nesse ponto.

Nesta atividade haviam muitas crianças novas e para ajudar os "novatos" na adaptação, novamente foi feito o reforço dos sinais de alerta e cobrir. Os três apitos foram novamente explicados buscando uma assimilação.

Um novo jogo foi incluído como quebra-gelo: O jogo das cartas.

Diversas cartas de baralho foram escondidas por toda a sede e quando o chefe deu início ao jogo, as patrulhas precisavam encontra-las, todos de mãos dadas e não podiam soltar. Apenas o monitor podia pegar.

Ao final do jogo era somado o valor dos números das cartas e o que tivesse maior soma seria o vencedor. A patrulha Vermelha novamente venceu e como premiação, recebeu juntamente com o seu colar, duas conta azuis que valiam um ponto cada.

Para estimular a concentração e dar seqüencia à programação foi executado com sucesso o Jogo do Gato e rato, onde todos ficaram felizes em participar.

Com o tempo ameaçando chover, voltamos para o Instituto aonde se daria a etapa das cartas-prego. A primeira entregue apresentava uma lista de animais, para que a patrulha adotasse como totem, rapidamente foi escolhido Leão pela patrulha Vermelha, Pantera pela patrulha Roxa e Lobo pelas meninas antes, patrulha Rosa.

Neste momento o Chefe João Roberto, Comissário Distrital para Sorocaba chegou na sede do Grupo e ficou muito feliz em ver o andamento da atividade e a alegria das crianças.

A segunda e tão discutida carta-prego que apresentava 3 gritos diferentes como exemplo que não poderia ser copiado foi entregue. Para minha surpresa em menos de 20 minutos conforme acreditava o Chefe Chico, todos conseguiram e se sentiram muito vitoriosos.

Os gritos criados foram os seguintes:

Lobo e matilha jamais serão vencidos, patrulha Lobo!
Leão é o Rei junto com união, é campeão!
Garra, coragem, determinação, somos da Pantera com amor no coração!

Uma breve pausa foi feita enquanto foram servidos bolo de chocolate e refrigerante para comemorar. Após essa pausa, a atividade entrou em sua fase de encerramento.

Seguindo um passo a frente no treinamento do Método Escoteiro, foi ensinado o sinal de ferradura e o sinal de dispersar. A patrulha lobo recebeu uma conta vermelha de quatro pontos pela apresentação enquanto a Pantera dois e Leão, uma conta azul.

Ao final a pontuação terminou da seguinte maneira:

Patrulha Pontuação
Leão 4
Pantera 4
Lobo 1

Clique aqui para ver as fotos desta atividade.

quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Programação para a 2ª Atividade

Depois de muito debatida finalmente está fechada a programação para a atividade do dia 17.

Muitas dúvidas a respeito do grito da patrulha, alguns chefes acreditando que entregar o grito pronto seria o melhor enquanto outros acreditam que essa deve ser a primeira vitória da patrulha em conjunto.

A palavra do Chefe de Tropa foi decisiva na solução e com isso caberá ao monitor desenvolver um grito juntamente com sua patrulha. Segue o link para a programação.

sábado, 3 de outubro de 2009

1ª Atividade

De início deu um certo receio, pois no horário combinado haviam apenas 5 crianças. Para a chefia estavam o Anivaldo, eu, Tati, Lalau, Vita, Alê, Chicão, alé da Marcia e da Michele do Instituto.

As 9:20 com vinte minutos de atraso tínhamos 15 crianças e a atividade começou. O jogo da bexiga deu bastante certo, separamos as meninas sem que elas se sentissem diferentes e formamos três patrulhas.

Foram identificados os monitores e eles escolheram cores para os nomes da patrulha Rosa para as meninas e Roxo e Vermelho para os meninos. As meninas ficaram com 6 elementos com cinco em uma e quatro na outra dos meninos.

A instrução de patrulha demorou mais do que o imaginado, mas as crianças se divertiram bastante correndo e tentando gritar o nome da cor enquanto aprendiam a fazer o alinhamento. Demorou mas foi bem.

O jogo do bis foi razoavelmente bem, muitas crianças não conseguiam entender o que significava sair da patrulha pela esquerda, mas quando os chefes fizeram uma vez ficou mais simples. Também nos mostrou que detalhes como passar em zigue-zague entre os elementos da patrulha podem mais confundir que ajudar.

Tudo tem que ser simples para funcionar. Todos ficaram felizes pois receberam um chocolate BIS.

Devido ao grande atraso foi cortado o jogo de transporte de elementos assim como a instrução de uso de bastão, indo direto para o jogo do nó-direito.

Os monitores aprenderam o nó com o Chefe Chicão, enquanto eu e o Chefe Alê contávamos a historia do Escotismo numa versão rápida apenas para situa-los no M.E..

Mostrou-se de extrema dificuldade o aprendizado do nó pelas crianças, mas o propósito de explicar a hierarquia foi conseguido com sucesso.

Passava das 11:00 quando finalizou a atividade tendo sido cortado por falta de tempo o jogo do gato e rato. Ao retorno ao Instituto, aprenderam a canção "sou escoteiro" e receberam pipoca e suco. A patrulha vencedora foi a Vermelha e como prêmio ganhou uma caixa de Bis.

Propositalmente não foi falado nada a ela sobre como deveria ser dividido e para alegria deste que vos escreve, eles escolheram dividir com todos.

As fotos da atividade encontram-se neste link.

quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Lenço fechado

Em votação via internet com a chefia, foi fechado o logo e lenço para o G.E. Delta de Sorocaba

quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Autorizado!

Fui na CTAL e apresentei a programação para o Silvio e a Clara.
Expliquei tópico a tópico, fiz uns pedidos de limpeza de area, mas acredito que se São Pedro ajudar teremos muito sucesso na empreitada.

A tarde fui falar com o João Roberto, o Comissário Distrital, assinei o documento pedindo autorização provisória, já temos autorização verbal e a UEB esta muito, mas muito interessada no que estamos fazendo aqui. Fiquei um tempão conversando com o João e explicando os detalhes.

Ele é totalmente favorável a nos isolarmos, inclusive quando ele me perguntou se eu queria participar da reunião de chefia dos Grupos, e eu disse que não achava que era a hora ele concordou e pediu para qualquer problema falar com ele diretamente e não com chefe algum de outro Grupo.

Deixei com ele a programação, revisei item a item e ele ficou muito feliz e elogiou muito o metodo de planejamento que adotamos. Para finalizar, precisamos encerrar o assunto do logo, lenço e já ver se conseguimos arrumar uma camiseta para nós e as crianças.

A Clara ficou de ver o tamanho delas para que possamos comprar direitinho e mandar silkar.Por isso aguardo respostas de voces para que liquidemos esse assunto.

terça-feira, 29 de setembro de 2009

Idéias

O Chicão já chegou chegando!
Segue link das sugestões para logo e lenço conforme reunião da Chefia.
- Logos
- Lenços

Para o jogo de separação das patrulhas, enviou as imagens que serão recortadas e coladas nas bexigas.

Também nos enviou uma imagem do lenço do antigo G.E. Dom Bosco que nos serviu de inspiração.

segunda-feira, 28 de setembro de 2009

1ª Programação

Segue link com a programação elaborada para a primeira atividade do nosso Grupo.
Peço a todos que leiam com atenção e se encontrem algum futuro problema nos auxilie sugerindo modificações.

As metas dessa reunião estão na primeira folha do documento e toda alteração tem que ser sugerida com o foco nessas metas. Lembrando que não existe laço de amizade entre as crianças, esse é nosso primeiro objetivo, tudo foi pensado e repensado para chegarmos no objetivo em duas ou três reuniões.

Fiz alguns ajustes de nível de praticidade sem afetar a proposta inicial, sendo que o maior destaque que dou é a não-premiação da caixa de bis a patrulha vencedora.
Pensei bastante e acredito que usando um chocolate como reforço-positivo podemos criar um ciclo esforço-recompensa que deve ser evitado.

Para um escoteiro, a recompensa é o parabens dado pela tropa atraves do grito bravo, bravo, bravíssimo e não por presentes. Estes devem ser dados quando o esforço for realmente grande, como por exemplo, a patrulha vencedora dos 3 primeiros meses.

Fica o grande abraço, aguardo opiniões e vamos torcer para o Grande Arquiteto estar de olho na gente nesse projeto para que tudo dê certo.

domingo, 27 de setembro de 2009

1ª Reunião de Chefia

Sentara à mesa para o que parece ser a primeira reunião do Grupo Marcelo, Pata, Miau, Alê, Chicão e Tati para definir as metas, elaborar as estratégias e preparar a atividade da reunião de sábado agora.

Escolhido o nome de G.E. Delta de Sorocaba por sugestão do irmão Vicente, as cores para o lenço inicialmente seria apenas o branco, mas foi sugerido acrescentar uma linha dourada assim como era o lenço do G.E. Dom Bosco, já fechado.

Definida as metas a serem apresentadas ao Instituto Sophia, tal como à Casa Transitória para verificação de algum problema com as crianças e a ser entregue ao Diretor Distrital de Escotismo.

Também ficou decidido que o serei o Presidente interino neste início dado ao relacionamento tanto com a CTAL, quanto a UEB-local, assim compete a mim neste início levantar os recursos necessários e buscar algum patrocínio.

Ao Chicão fica o cargo de Chefe de Tropa, assim como o Wiliam que não pôde comparecer e ao Alê como assistentes. Ao pata ficou o planejamento estratégico e o cargo de Diretor Técnico.

Tatiana cuidará do apoio aos Chefes, tendo uma visão mais externa e profissional do andamento e evolução do projeto. Para esta semana comprarei o material necessário e tentarei um apoio na alimentação com a Casa Transitória.

sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Novidades no front

Nesta semana estive na Casa Transitória e lá fui cobrado de uma data para inicio do projeto, que fosse a mais breve possível, assim como tudo estava quase no gatilho, ficou resolvido que as atividades começarão no dia 03/10, isso mesmo meus queridos, sábado que vem!

Tenho a imensa alegria de contar também que mais um membro se juntou ao time, o Chicão agora faz parte da linha de frente se juntando ao Toy e ao Vila para a atuação direta com os membros juvenis.

Esta semana assino o pedido de filiação a UEB, o que nos dá 4 meses para estruturarmos tudo e marcarmos a primeira promessa. É hora de arregaçar as mangas e começar a suar a camisa que os três apitos já vão soar.

Sábado as 8:40 da manhã por favor, todos com calça jeans, tenis preto e camisa com motivo escoteiro ou branca.Durante a semana vamos nos conversando, me escrevam com idéias e sugestões

quinta-feira, 24 de setembro de 2009

É agora ou nunca

Sinal verde para a largada!
Estive agora na CTAL e a Clara me pediu um prazo para iniciarmos e que fosse o mais breve possível, assim ficamos com inicio dos trabalhos para o dia 03/10. Serão duas patrulhas masculinas com 4 integrantes e mais uma patrulha feminina, assim precisamos pensar no que faremos e como faremos.

Os líderes serão identificados pelos professores, assim no dia já saberemos quem serão os primeiros monitores, acredito que seja importante mudarmos essa monitoria em novembro ou dezembro.

Precisamos pensar nos materiais que usaremos, em fazer a programação, nos nomes das patrulhas e ver quem poderá estar presente nesta reunião.
Também devemos arrumar bandeira, um mastro e a camiseta do grupo.

Precisamos também definir o nome para o Grupo, o logotipo e como vamos levantar a grana pra tudo isso.

Lembrando que temos até o dia 03 para botar pra funcionar, peço a todos que entrem no grupo de discussão para que centralizemos as conversas em um único lugar.

segunda-feira, 21 de setembro de 2009

10 inscritos

Em reunião com a Michele do Instituto Sophia, ela me comunicou que esta tentando conseguir ficha de ônibus para as crianças e que já temos 10 inscritos para o Projeto.

Disse que acredita fechar em 15 até o final de semana.

domingo, 20 de setembro de 2009

Grupo Padrinho

Durante a parmegiana da Casa Transitória André Luiz, o Chefe Turú do G.E. Baltazar Fernandes ficou sabendo de nossa idéia e se prontificou a ajudar no que fosse necessário. Sugeriu também convocar os pioneiros do Baltazar Fernandes para ajudar nas primeiras atividades e se colocou a disposição do que fosse necessário, inclusive que fosse uma "Tropa B" do Baltazar para evitar a burocracia de abertura de um Grupo novo.

Particularmente acho que isso foge um pouco ao propósito, mas agradeci e disse que assim que tivesse algo mais concreto eu comunicaria.

quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Trocando idéias

Liguei para um amigo que foi escoteiro comigo em Tatuí e sei que ele é Chefe em Indaiatuba pedindo algumas dicas de captação de recursos, de motivação de chefes entre outras coisas e além de oferecer ajuda trazendo as "crianças dele" pra cá ainda ofereceu algum material de acampamento que eles possuem sobressalente para doar para a gente.

Então liguei para o Chefe Zé Roberto que é o Chefe Coordenador do Escotismo na região, pedindo orientações sobre quais devem ser os caminhos, expliquei que era uma iniciativa do Instituto Sophia e que por enquanto estávamos apenas na fase de "reconhecimento" de terreno.

Ele ficou muito feliz com a iniciativa, pois o lema escoteiro para 2009 é "ano da inclusão" e disse que isso vai ser muito importante para o Distrito de Sorocaba pois seremos os pioneiros em algo assim, um Grupo Escoteiro voltado para a inclusão social.

Se colocou a disposição para ajudar no que for necessário,ele ainda me explicou que o caminho é conseguir uma autorização provisória com o Comissário Distrital (ele mesmo e por ele "já está conseguido" tal autorização) e durante 4 meses trabalhar para o desenvolvimento do Grupo Escoteiro, caso seja necessário essa autorização pode se estender por mais 4 meses ou então encerrar o projeto.

Caso as coisas andem bem, a autorização pode se tornar permanente e aí alguns cursos de atualização e gestão devem ser feitos pelos diretores e comissões, mas isso é assunto pra daqui pra frente.

Mas como ele mesmo diz, é melhor ter o apoio da U.E.B., trabalhando como um Grupo Escoteiro provisório do que uma oficina escoteira como pensado inicialmente.

terça-feira, 1 de setembro de 2009

Amigos do Getúlio

Criado o grupo de discussões "Amigos do Getúlio" para trocarmos idéias sobre este projeto.

Foram convidados todos os meus amigos da época do G.E. Getúlio Vargas, do Clã Tair-ibi e antigos sêniores que fui chefe. Neste momento o objetivo deste grupo de discussão é apenas agregar idéias para que todos possam contribuir sem se comprometer.

segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Primeiro contato

Em reunião de pais dos alunos do Instituto Sophia, fui convidado pela Clara e pela Michele a fazer uma pequena explanação sobre o Movimento Escoteiro e nossas intenções sobre montar uma Oficina Escoteira para as crianças do Instituto.

Nesta palestra expliquei sobre as origens do M.E., falei sobre a importância que o Movimento teve na minha formação pessoal, minhas experiências e o que pretendemos realizar.

Poucos pais se manifestaram, mas particularmente uma mãe de um aluno especial pediu muitas informações e ao final me indagou se o filho dela poderia participar.

Expliquei que neste momento por ser tudo novo, seria mais prudente ela acompanhar o andamento do projeto e futuramente, encaixaríamos o filho dela. Expliquei que este é um momento de aprendizado para todos e que agora não seria o momento ideal.

Confesso que não me senti muito entusiasmado pois poucos pais se interessaram e fizeram perguntas, deixei uma lista com nomes para ser assinada ao final da reunião com o contato para que possamos comunica-los quando a data de início estiver definida.