domingo, 18 de outubro de 2009

A 2ª Atividade

Confesso que estava muito apreensivo a respeito dessa atividade. Na programação final havia mais de uma hora para a criação do grito de patrulha e tanto eu quanto o Chefe Luiz tínhamos certeza que isso não iria dar certo.

O bom de se estar em ambiente escoteiro é que por mais que nossas idéias sejam diferentes, por mais que não concordemos, prometemos antes de qualquer coisa que defenderíamos sempre o melhor para as crianças, sem egos, sem lutas por poder, apenas pontos de vista a serem respeitados.

Nesta segunda atividade já sentimos isso.
Meu receio era que mesmo após uma hora para pensarem num grito, as crianças não conseguíssem e acabassem mais frustradas e com baixa alto-estima, mas o Chefe Chico acreditava que valia o risco, pois se desse certo seria uma vitória que eles jamais esqueceriam e foi enfático nesse ponto.

Nesta atividade haviam muitas crianças novas e para ajudar os "novatos" na adaptação, novamente foi feito o reforço dos sinais de alerta e cobrir. Os três apitos foram novamente explicados buscando uma assimilação.

Um novo jogo foi incluído como quebra-gelo: O jogo das cartas.

Diversas cartas de baralho foram escondidas por toda a sede e quando o chefe deu início ao jogo, as patrulhas precisavam encontra-las, todos de mãos dadas e não podiam soltar. Apenas o monitor podia pegar.

Ao final do jogo era somado o valor dos números das cartas e o que tivesse maior soma seria o vencedor. A patrulha Vermelha novamente venceu e como premiação, recebeu juntamente com o seu colar, duas conta azuis que valiam um ponto cada.

Para estimular a concentração e dar seqüencia à programação foi executado com sucesso o Jogo do Gato e rato, onde todos ficaram felizes em participar.

Com o tempo ameaçando chover, voltamos para o Instituto aonde se daria a etapa das cartas-prego. A primeira entregue apresentava uma lista de animais, para que a patrulha adotasse como totem, rapidamente foi escolhido Leão pela patrulha Vermelha, Pantera pela patrulha Roxa e Lobo pelas meninas antes, patrulha Rosa.

Neste momento o Chefe João Roberto, Comissário Distrital para Sorocaba chegou na sede do Grupo e ficou muito feliz em ver o andamento da atividade e a alegria das crianças.

A segunda e tão discutida carta-prego que apresentava 3 gritos diferentes como exemplo que não poderia ser copiado foi entregue. Para minha surpresa em menos de 20 minutos conforme acreditava o Chefe Chico, todos conseguiram e se sentiram muito vitoriosos.

Os gritos criados foram os seguintes:

Lobo e matilha jamais serão vencidos, patrulha Lobo!
Leão é o Rei junto com união, é campeão!
Garra, coragem, determinação, somos da Pantera com amor no coração!

Uma breve pausa foi feita enquanto foram servidos bolo de chocolate e refrigerante para comemorar. Após essa pausa, a atividade entrou em sua fase de encerramento.

Seguindo um passo a frente no treinamento do Método Escoteiro, foi ensinado o sinal de ferradura e o sinal de dispersar. A patrulha lobo recebeu uma conta vermelha de quatro pontos pela apresentação enquanto a Pantera dois e Leão, uma conta azul.

Ao final a pontuação terminou da seguinte maneira:

Patrulha Pontuação
Leão 4
Pantera 4
Lobo 1

Clique aqui para ver as fotos desta atividade.

3 comentários:

  1. olá pessoal das antigas.
    É muito bom vê-los em atividade, pessoal retornando num novo Grupo Escoteiro.
    Que Vocês do DELTA sejam felizes nesta brande semeadura, semear o escotismo é algo que faz valer a pena, para os semeadores (adultos) e para as crianças que fazem parte do escotismo, como escoteiros. O Grupo Escoteiro, só existe se tiver uma criança interessada em ser Escoteira, é para elas que existe um trabalho sério de leitura, de pesquisa, cursos de formação para adultos e sobre tudo joviais.
    Ser escotista é aprender a aprender, um dos 4 pilares da educação formal.
    Ser escoteiro é aprender a ser, aprender a conviver. Um dos 4 pilares da educação formal e isto faz com que o escotismo seja uma força de esperança para um mundo melhor. Semear educação para uma criança é plantar algo que tenho certeza que valerá a pena.
    Somos todos irmãos escotistas independente da cor do lenço, da tradição de um Grupo.
    Sucesso para vocês.
    Em breve farei uma visita ao nosso Grupo Delta.
    Joao Carlos Dias -
    MSN:joaocdsouza@hotmail.com
    Escotista em Formação 149
    Feliz 2010

    ResponderExcluir
  2. MARCELO E TATI
    UM FORTE ABRAÇO PARA VOCÊS.
    VOCÊS SEMPRE FIZERAM MUITA FALTA NO ESCOTISMO.
    SUCESSO.
    ABRAÇOS.
    JOAO CARLOS DIAS.

    ResponderExcluir
  3. Oi sou a Silvia a mae do Yuri ele teve que sair por causa do horario mas a passagem dele por ai me mostrou como e bom.
    Nos ajudou muito pois hoje e so perguntar e sua palavra de escoteiro e vem a verdade valeu.

    ResponderExcluir